Crédito Habitação: Documentos Essenciais para a Aprovação do seu Crédito

A solicitação de um empréstimo para adquirir uma casa não é um processo simples, é necessária uma cuidadosa avaliação financeira por parte da identidade financeira e a apresentação de uma série de documentos indispensáveis.

Estes documentos servem para que o banco consiga avaliar a sua capacidade financeira para a compra do imóvel, como também garantir de que a casa que pretende comprar tem todas as licenças e está pronta para ser vendida, evitando surpresas desagradáveis.

Documentos Necessários para a Pré-Aprovação do Crédito à Habitação:

Na fase de pré-aprovação do crédito à habitação, os documentos necessários são:

Comprovativos de Rendimentos obtidos nos últimos meses: Recibos de vencimento, recibos verdes, entre outros.

Declaração de IRS: A última declaração de IRS juntamente com a respetiva nota de liquidação.

Com estes documentos, o banco consegue calcular a taxa de esforço, ou seja, o peso que a prestação do crédito à habitação terá no seu orçamento mensal. O resultado ideal da taxa de esforço é inferior ou igual a 35%, caso seja superior a 50%, o processo de financiamento não avança.

Documentos Necessários para a Formalização do Crédito à Habitação:

Uma vez que o crédito à habitação é pré-aprovado, é necessário fazer a formalização do mesmo. Para isso, são necessários os seguintes documentos pessoais de todos os futuros proprietários:

Identificação: Cartão de cidadão ou bilhete de identidade juntamente com o cartão de contribuinte;

Comprovativos de Rendimentos: Últimos três recibos de vencimento ou outros comprovativos de rendimentos;

Comprovativos de IRS: Última declaração de rendimentos (IRS) e respetiva nota de liquidação;

Extrato Bancário: Extrato bancário dos últimos três a seis meses da principal conta de movimentação;

Declaração da Entidade Patronal: Para os trabalhadores independentes, é necessário apresentar uma declaração da entidade patronal sobre a situação profissional ou um comprovativo de inscrição de atividade nas Finanças.

Para além, destes documentos pessoais, são também necessários documentos relativos ao imóvel:

Certidão Permanente: Documento que comprova a situação legal do imóvel;

Ficha Técnica da Habitação: Que inclui as plantas do imóvel;

Caderneta Predial: Documento que contém a descrição fiscal do imóvel;

Licença de Habitação: Documento que atesta a legalidade e condições de habitabilidade do imóvel.

Documentos Necessários para a Escritura de Compra e Venda com Hipoteca:

Por fim, para realizar a escritura de compra e venda com hipoteca, são necessários alguns documentos adicionais:

Identificação dos Vendedores: Cartão de cidadão ou bilhete de identidade dos vendedores;

Propostas do Seguro: Propostas do seguro de vida e multirriscos assinadas;

Comprovativos de Liquidação de Impostos: Comprovativos de liquidação do imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis (IMT) e do imposto do selo;

Certificado Energético: Fornecido pelo vendedor, este documento atesta a eficiência energética do imóvel;

Declaração de Não Dívida ao Condomínio: Fornecida pelo vendedor, esta declaração comprova que não existem dívidas associadas ao condomínio.

Todos os documentos apresentados são cruciais não só para a aprovação do crédito pela identidade financeira, mas também para garantir a transparência e a legalidade da transação imobiliária.

O Grupo Teoriacuriosa ajuda-o a  reunir  todos os documentos necessários para facilitar todo o processo de obtenção de um crédito à habitação!